quarta-feira, 13 de abril de 2011

Alterações do corpo durante esforço fisico.

ALTERAÇÕES DO CORPO DURANTE ESFORÇO FÍSICO.

O músculo cardíaco depende de oxigênio para poder promover o batimento cardíaco, assim como necessita de circulação do sangue para levar o oxigênio para as células (dependendo do esforço a que está sendo submetido). Em situação de repouso, o coração necessita bombear pouco sangue, o que não ocorre no esforço, com a demanda aumentada em cinco ou seis vezes mais a necessidade de oxigênio.
As artérias coronarianas podem sofrer uma vasodilatação de cinco a seis vezes o seu diâmetro normal numa situação de esforço. Com isso, uma pequena obstrução delas pode causar a chamada isquemia, que é um fornecimento insuficiente de sangue para o músculo cardíaco, levando à morte de algumas células (infarto do miocárdio). Também os distúrbios do ritmo cardíaco, que em situações de repouso podem ser suportáveis, em situação de esforço podem gerar arritmias cardíacas com a chamada parada cardíaca.
Para cada modalidade esportiva que necessite de determinadas demandas orgânicas, deveriam ocorrer testes específicos, afirma o médico do esporte. Um corredor deveria fazer teste ergométrico em esteira, enquanto um ciclista, pedalando. ‘‘Nas duas situações, os testes podem ser realizados em laboratório (simulação). Para alguns esportes é difícil conduzir testes de campo confiáveis que detectem certas limitações. ’’
Mesmo para um simples praticante de atividade física, deveriam ser realizados testes periódicos, para se avaliar o progresso do condicionamento e, assim, evitar os excessos. Na Medicina Esportiva, o termo atividade física moderada é muito vago. A cada nível de condiciona-mento físico pode existir uma intensidade específica. É desta forma que se tenta programar com maior exatidão o que seria uma atividade física otimizada.
Exemplifica em exercícios para a obesidade. ‘‘Estudos evidenciam que exercícios de menor intensidade e mais longa duração seriam mais eficazes no tocante à queima de gordura. Nós, no entanto, não temos muito tempo para dedicar a uma atividade física. Baseado em estudos, podemos traçar uma programação mais eficaz para cada tipo de necessidade. ’’
Com certa preocupação, ele observa que muitos indivíduos se lançam na prática de exercícios físicos com uma expectativa muitas vezes irrealística. Não alcançando seus objetivos, se decepcionam e abandonam a sua prática. ‘‘Estamos perdendo uma grande chance de transformar um sedentário em uma pessoa ativa, pela falta de orientação.
Procure sempre professores formados em educação física e que os mesmos sejam registrados no CONFEF- Conselho Federal de Educação Física, só assim você vai ter como brigar por seus direitos.

7 comentários:

  1. GOSTEI MUITO DO ASSUNTO MUITO INTERESSANTE ESTOU FAZNDO UM TRABALHO COM ESSE ASSUNTO

    ResponderExcluir
  2. ainda existem bons profissionais...

    ResponderExcluir
  3. a educaçao fisica é muito bonito.

    ResponderExcluir
  4. mt enteressante vo fazer um relatorio da pesquisa e criar um trabalho para apresenta na faculdade

    ResponderExcluir