sábado, 18 de julho de 2009

Atividades para educação fisica


Brincadeiras e Jogos Recreativos
1. Variações de Pega-Pega

1.1 Pega-Pega Congelante
Material: -
Desenvolvimento: Apenas um aluno como pegador, objetivo é tentar congelar os outros alunos. Para o aluno congelado ficar livre novamente, um dos alunos livres deve passar por das penas do aluno congelado.

1.2 Pega-Pega por Baixo das Penas
Material: -
Desenvolvimento: É formado um circulo com todos os alunos e são escolhido um pegador e um fugitivo. O pegador pega o fugitivo, se pegar inverte as ações. O fugitivo também pode passar por baixo das pernas de alguém no circulo aí o pegador vira fugitivo, o aluno que passou por baixo das pernas fica sentado no lugar do aluno que agora virou pegador.

1.3 Pega-Pega Corrente
Material: -
Desenvolvimento: É estipulado um pegador e ele tenta pegar algum aluno, assim que pegar, eles dão as mãos e vão de mãos unidas tentarem pegar mais alunos e quando mais alunos forem pego, eles vão formando uma grande corrente e vão atrás de mais alunos até acabar todos.

1.4 Pega-Pega Sobre a Linha
Material: -
Desenvolvimento: É um pega-pega em cima da linha dos esportes.
Variações: Inicialmente andando rápido, depois pode liberar os alunos para correr, mas nunca deixando eles sair fora da linha ou pular de uma linha para outra. Pode estipular um pega-pega ajuda-ajuda.

1.5 Nunca a três
Material: -
Desenvolvimento: Formadas duplas, depois é formado um grande circulo. É escolhido uma dupla e estipulado um pegador e o outro será o fugitivo. A ação inverte quando o pegador pega o fugitivo. O fugitivo também pode parar do lado de uma dupla, o lado contraria de onde o fugitivo parou vira pegador e o que era pegador agora foge.

1.6 Pega-Pega Fugi-Fugi
Material: -
Desenvolvimento: É colocado todos os alunos em uma lateral da quadra, estipulado dois pegadores, no sinal dos pegadores “Pega-Pega” os alunos em cima da linha lateral do falam “Fugi-Fugi” e tentam passar para o outro lado sem que os pegadores o toquem. Se o pegador o tocar ele para no lugar em que foi pego e sem tirar os pés do chão (sem mover as pernas) ajuda os pegadores a pegar o restante dos alunos. Acaba quando todos os alunos forem pegos.

1.7 Pega-Pega com Rabo
Material: Coletes
Desenvolvimento: Cada aluno com um colete e o mesmo é coloca na cintura. Objetivo é tentar roubar os coletes dos outros alunos sem deixarem de roubar o seu.


2. Gincana com Bolas


2.1 Caçada
Material: Bola de Basquete, de Vôlei ou de Handebol e Coletes.
Desenvolvimento: Cada aluno com uma bola e um colete enroscado na cintura e é delimitado um espaço na quadra, o aluno fica quicando a bola e vai tentar roubar o colete dos outros alunos sem deixar de quicar a bola e sem deixar que roubem seu colete e sem sair da linha estipulada.
Variações: cada aluno com uma bola, é delimitado um espaço na quadra, o objetivo do aluno é ir atrás de outros alunos quicando a sua bola e tentar jogar a bola do adversário fora da linha estipulada, se um aluno perdeu a sua bola, ele sai da brincadeira e espera o final para depois recomeçar novamente.

2.2 Ameba
Material: Cones e uma bola de vôlei ou borracha.
Desenvolvimento: É delimitado um espaço com os cones ou nas linhas da quadra esportiva, de preferência retângula semelhante a limitação da bola queima. É colocado um guarda campo de cada lado e o restante dos alunos no meio. Os guarda-campos tentam queima os alunos que estão no meio, o aluno que for queimado sentado e volta pro jogo quando tocar algum aluno que passar por perto dele. Os guarda-campos podem sair de lá se algum aluno conseguir segurar a bola sem deixar cair no chão.

3. Gincana com outros Materiais

3.1 Cada Macaco no Seu Galho
Material: Bambo lê
Desenvolvimento: É colocado bambo lê no chão marcando a casinha, cada aluno entra em uma casa e sobrando apenas um aluno fora. No sinal desse aluno todos devem trocar de casa, o aluno que sobra paga uma prenda.

3.2 Palito de Fósforo
Material: Caixinha de Fósforos
Desenvolvimento: Dois alunos para cada caixinha de fósforo. A dupla que conseguir juntar os palitos e colocar em ordem dentro da caixinha primeiro vence.

3.3 Corrida com o Balão
Material: Bexigas
Desenvolvimento: Corrida com o balão em um percurso reto aproximadamente de 20 metros, controlando o balão de ar com o corpo menos com as mãos.

3.4 Assopro Campeão
Material: Bexigas
Desenvolvimento: No circulo central da quadra, 3 contra 3 assoprando o balão de ar para a quadra do adversário, a equipe que conseguir assoprar o balão para o campo adversário vence.

3.5 Balão nas Costa
Material: Bexiga
Desenvolvimento: Dois a Dois com um balão de ar nas costa, os alunos deverão percorrer um caminho determinado sem deixar o balão cair no chão e sem estourar, se acaso a bexiga cair, eles volta no inicio e começa novamente, se o balão estourar eles deverão encher outra bexiga e recomeçar na linha de partida.
Variação: balão na testa.

3.6 Estouro de Balões
Material: Bexigas
Desenvolvimento: É dividida a turma e entregue balões de uma cor para uma equipe e amarrado os balões no tornozelo do aluno, e outra cor para a outra equipe. As equipes devem tentar estourar os balões de ar da equipe adversária sem que estourem o seu próprio balão.

3.7 Torneio de Arremesso
Material: Bola de Basquete
Desenvolvimento: É numerado de 1 a 10 lugares no garrafão e perto dele. Os alunos devem arremessar para a cesta começando do local 1, e assim que for acertando ele vai subindo de numeração. Quem chegar no 10 lugar e acertar é o vencedor. Se errar passa a vez e continua no mesmo lugar que errou

3.8 Acerte o alvo
Material: Cones e Bambo lês
Desenvolvimento: O aluno deve arremessar um bambo lê para encaixá-lo sobre um cone a uma distancia de + ou – de 7 metros. Cada acerto vale um ponto.

4. Jogos Recreativos

4.1 Queimada Invertida
Material: Bola de Vôlei ou de Borracha
Desenvolvimento: É dividida a turma em dois times, um time em cada lado da quadra, é escolhido o quadra campo. Começa a queimada e quando um aluno é queimado ele passa para a outra equipe. Vence a equipe que conseguir ficar com mais aluno no seu time.

4.2 Futsal Recreativo
Material: Cabo de Vassoura e bola de tênis
Desenvolvimento: Formado duas equipes com 5 alunos cada, cada aluno com um cabo de vassoura de 1 metro. Objetivo é fazer gol no time adversário empurrando a bola com o bastão. Não é permitido entrar na área, pois também não existe goleiro, e também se o cabo de vassoura toca no adversário é falta, na marca do Pênalti sem goleiro.

4.3 Handebol Recreativo
Material: Bola de Handebol e Bambo lê
Desenvolvimento: Dois times de 6 alunos, ½ quadra e um bambo lê amarrado no gol. Cada bola que passar por dentro do bambo lê vale um gol. Quando a bola não passar pelo meio do bambo lê a equipe que arremessou perde a posse da bola; a outra equipe dará saída no circulo central.

4.4 Handebol
Material: Bola de Handebol e Bambo lês.
Desenvolvimento: é divido em duas equipes os alunos, espalhados os bambos lês pela quadra e os alunos ficam dispersos na quadra. O objetivo do jogo é a troca de passe, a equipe que fizer 10 passes seguidos marca ponto. Para que a equipe possa começar a contar os passe é necessário um aluno fizer o passe para outro aluno e ele cair dentro do arco (Bambo lê) quando receber a bola. Não é permitido ficar esperando o passe dentro do bambo lê e assim que conseguir receber um passe não pode ficar mais de 5 segundos dentro do bambo lê no chão.

4.5 Vôlei Recreativo
Material: Bola de Vôlei e rede de vôlei armada
Desenvolvimento: Formado dois times, um em cada lado da quadra, então começa o jogo de vôlei adaptado (segura a bola com as duas mãos, saque depende da força do aluno). Então um aluno saco, o do outro time pega, passa a bola pra 3 colegas e então o 3º pega e joga pro campo adversário, se a bola caiu no chão, então todos da equipe que deixaram a bola cair tem que fugir para o funda da quadra sem que ninguém seja pego. Se pegar o aluno passa para o outro time e fica com mais alunos.
Variação: Quando for ponto e o aluno ser pego, é marcado ponto e conta mais um ponto para cada aluno que foi pego.

4.6 Basquete Recreativo
Material: Bola de Basquete e Coletes
Desenvolvimento: Formado dois ou mais times, o jogo se passa na quadra de basquete. O objetivo é fazer o a bola passar por 10 alunos, quando isso acontece o time marca um ponto. Explicar os tipos de passe para os alunos ”Peito, Picado, Sobre a Cabeça e de Ombro” e os fazer usarem os passes. “Não é permitido tocar no aluno que está com a bola e nem na bola, o aluno que está com a bola pode ficar com ela em suas mãos até 5 segundos, não pode andar e nem bater a bola” se alguns desses itens forem violados será marcado e cobrada uma falta.
Variação: Mesmas regras, mas introduzindo a cesta.

4.7 Acerte a Base
Material: Cones, Bolas de Iniciação ou Garrafas Pet’s ou Bolas de Meia.
Desenvolvimento: É divida a turma em duas equipes, cada equipe tem seu lado da quadra, é dividido o mesmo numero de bolas e cones para cada equipe, os cones são colocados em lugares variados da quadra de cada equipe. Objetivo é arremessar a bola de iniciação em direção ao cone e derrubar, sendo que os componentes da equipe podem ficar na frente do cone evitando acerta-los.

4.8 Quatro Bases
Material: Cones, Bolas de Iniciação ou Garrafas Pet e Bolas de Handebol ou de meia.
Desenvolvimento: É divida a turma em duas equipes, é formado uma quadrado com os cones de mais ou menos 10 metros de um cone para o outro. Uma das equipes fica dentro do quadrado formado pelos cones e a outra equipe fica em um cone que servira de cone inicial. O aluno que esta no cone inicial fica com uma bola e o objetivo dele é arremessar a bola que venha cair dentro do quadrado feito pelos cones, assim que o aluno jogou a bola ele parti para o próximo cone, enquanto isso a equipe dentro do cone tentar pegar a bola o mais rápido possível e derrubar um dos cones do quadrado antes que o aluno do cone inicial chegue no próximo cone. Se o aluno que saiu do cone inicial passar cone por cone e chegue novamente no cone inicial sem que a equipe dentro do quadrado derrube algum cone, essa equipe marca um ponto, e cada aluno que percorrer todo o caminho passando por todos os cones e chegando no cone inicial vai marcando ponto. Se a equipe dentro do quadrado acertar o cone antes que cada aluno chegue no seu cone, a equipe dentro do quadrado vai para o cone inicial e a equipe que estava no cone inicial vai para dentro do quadrado.
Variações: Colocar mais de quatro cones e em uma distancia mais perto para facilitar um pouco o jogo.

5. Estafetas (jogos em fila)

5.1 Acerte a Bola
Material: Bola de Borracha e Mínimo de 10 bolas de diferentes tamanhos (Futsal, Basquete, Handebol, Vôlei, Bola de Iniciação)
Desenvolvimento: É dividida a turma em duas equipes, cada equipe fica em fileira em cima da linha do vôlei, uma fila paralela com a outra. É coloca a bola de borracha no centro, bem no meio da equipes, então é dividas em números iguais as bolas.
O objetivo é jogar a bola e acertar a bola de borracha e consequentemente empurra-la para o campo da equipe adversária, marca o ponto quem conseguir empurrar a bola de borracha jogando as outras bolas nela. A bola de Borracha pode ser evitada a vim pro campo da equipe menos com as mãos e os pés.

5.2 Ligeirinho
Material: 2 (duas) bolas de basquete, vôlei ou de borracha.
Desenvolvimento: É dividida a turma em duas equipes e em fila um atrás do outro as equipes ficam paralelas, distancia de um braço de um aluno a outro. A bola fica com o primeiro da fila e ao sinal do Professor ele vai passa a bola por cima da cabeça para o aluno de trás, na hora que a bola chegar no ultimo, todos da fila vão abaixar(deitar no chão) e o ultimo carregando a bola deve chegar a frente da fila pulando os alunos.
Variações: Bola também pode ser passada do lado do corpo ou debaixo das pernas, sendo que debaixo das pernas ela não pode rolar no chão e sim passar em mão em mão. Antes dos alunos abaixarem(deitarem no chão) pode estipular que eles sentem e o ultimo vá fazendo zig-zag.

5.3 Alvo
Material: Cones e bolinha de tênis
Desenvolvimento: Dividir a turma em duas equipes, um aluno com um cone, e os outros alunos um de cada vez, arremessará a bola de uma distancia de mais ou menos 7 metros e o aluno tentará pegar a bola com o furo maior do cone. Se o aluno errar ele vai buscar a bola, volta a posição inicial e continua tentando, se o aluno acertar o aluno do cone pega a bolinha de tênis devolve para o aluno que acerto e o próximo da fila continua.
Variações: Pode colocar para que o aluno acerte o gol com um chute ou arremesso, ou acerte um cone e o derrube.

5.4 Entrega do jornal
Material: Jornal
Local: Espaço adequado
Desenvolvimento: Dividir a turma em duas equipes iguais e enfileira-las em uma linha de largada. O primeiro de cada grupo devera correr com uma pagina do jornal no peito sem usar as mãos para segurar o jornal, faz o percurso sem deixar o jornal cair no chão e depois entrega para o próximo companheiro da equipe. Se o jornal vim de cair no chão o aluno volta para a posição inicial e tenta novamente até conseguir a passar para o próximo da fila.

48 comentários:

  1. Legal ,varios jogos recreativoss muito interessante !

    ResponderExcluir
  2. legal,pois eu sou professora de d fisica e ja estava ficando sem ideia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. o mesmo comigo kkk esse é meu dever: pesquisar brincadeiras sem bola para educaçao fisica de amanha. lol kkkkkkkk

      Excluir
  3. Massa, vou ate levar p/ os colegas em quadra pra aula ficar mais divertida
    Parabéns

    ResponderExcluir
  4. Muito legal para as aulas de educação física da cidade de Gravatá- PE. Parabéns!!!

    ResponderExcluir
  5. mto bom esses jogos dá pra aprender coisas novas com as variedades e se divertir brincando

    ResponderExcluir
  6. pow show de bola vários jogos ai que são muito bom

    ResponderExcluir
  7. adorei e muito legal eles emsinao cada coisa amei.

    ResponderExcluir
  8. adorei tudo.e muito divertido e legal

    ResponderExcluir
  9. e bom a gente aprende muinta coisa

    ResponderExcluir
  10. Legal. adorei, otimas pra serem levadas para sala de aula.

    ResponderExcluir
  11. Muito bom os alunos da pre-escola de Vila Velha-ES irao adorar, obrigado! prof.

    ResponderExcluir
  12. muito legal, vo levar para os meus alunos!!!

    ResponderExcluir
  13. Eu sou professora de educação fisica a anos e nunca vi meus alunos tão agitados com essas brincadeiras
    Parabens

    ResponderExcluir
  14. beleza,show de bola meu.Mandou bem essas brincadeiras são o maxímo,ta de parabens....Valeu!!

    ResponderExcluir
  15. vou levar a criançada pra ir jogar essas atiividades
    vai ser shooooooooooooooow de bola
    para nossa alegriaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa

    ResponderExcluir
  16. amei as atividades, parabens

    ResponderExcluir
  17. eu adorei esse site de jogos e muito interessante

    ResponderExcluir
  18. Muito bom! Adorei as atividades!

    ResponderExcluir
  19. valew, adoreeeiii. Mandou super bem!!

    ResponderExcluir
  20. Boas dicas...agora é só misturar com o que já temos em mãos e ...boa aula!!!

    ResponderExcluir
  21. eu precisava para um trabalho me ajudou bastante (: obrigada

    ResponderExcluir
  22. Eu tava precisando de umas atividades e me ajudaram bastante! valeuuuuuuuuuu...... bjssssss

    ResponderExcluir
  23. gostei das atividades ,vai ser muito legal bbbbbbbbbjjjjjjjjjjjsssssssssss

    ResponderExcluir
  24. Eu precisava de atividades pra um trabalho de aula e isso me ajudou mto, vlw.

    ResponderExcluir
  25. Parabééns peela Pagiina, muitoo ativiidadees interessantes e muiitoo modeerna. Obriigada peela ajuda.

    ResponderExcluir
  26. Nossa me ajudou bastante...Pois estava sem ideias pra fazer o meu diario de campo...

    ResponderExcluir
  27. esse texto me ajdou muito na minha prova que fala sobre jogos

    ResponderExcluir
  28. muito legal sou aluna e estou levando para minha professora de ed. física parabéns

    ResponderExcluir
  29. Muitas ideias legais para para as aulas

    ResponderExcluir
  30. Essas brincadeiras sao demaaiss addoreeeiiiiiiii

    ResponderExcluir
  31. Muito bom as brincadeiras, me ajudou para aula de hoje rsrsrsrs....valeu!!

    ResponderExcluir
  32. adorei estas brincadeiras serao otimas para meu trabalho de educaçao fisica achei um maximo sao brincadeiras que nunca havia visto mas parecem ser divertidas e animadas muito legal...
    gostei mas a maioria eu ja brinquei muito legal amei amei amei bjooooosssss. gabrielle

    ResponderExcluir
  33. foi muito legal eu ate fiz na escola

    ResponderExcluir
  34. adorei os jogos recreativos,muito legal tb!!!!

    ResponderExcluir
  35. Parabéns, muito boas as atividades e principalmente as variações, me auxiliaram bastante... Aguardo novidades...

    ResponderExcluir
  36. Eu precisava de alguns resumos para o meu trabalho de EDUCAÇÂO FÌSICA e consigui achar os pequenos textos que eu precisava......
    VALEU D+, MUITO OBRIGADA. BJSSS A TDS

    ResponderExcluir
  37. Gostei muito das atividades, obrigado!

    ResponderExcluir
  38. Atividades que me ajudaram bastante nas aulas no pátio da escola! valeu... bjs.

    ResponderExcluir
  39. Excelente as atividades

    ResponderExcluir
  40. Jogue com os meus alunos , eles adoraram ! Muito legal bjsss .

    ResponderExcluir
  41. ameiiiiii todas brincadeiras muito obrigada bjssssssss

    ResponderExcluir
  42. Legal, pois preciso trazer uma ideia de atividade de ed. fisíca para hj!

    ResponderExcluir