quinta-feira, 23 de julho de 2009


AULAS DE EXPRESSÃO CORPORAL.

UNIDADE DIDÁTICA: EXPRESSÃO CORPORAL
CONTEÚDOS: CONSCIÊNCIA CORPORAL
OBJETIVOS:
- Conhecimento do esquema corporal.
- ­ Conhecimento das dimensões corporais
- Conhecimento das partes do corpo e da sua funcionalidade.
RECURSOS:
A) Espaço: sala coberta, campo de jogos exterior ou pátio.
B) Material: giz, papel contínuo e corporais lápis.
DESCRIÇÃO DA ATIVIDADE:
- Um dos alunos desenha o corpo do colega que está deitado de costas no chão. Invertem os papéis e comparam as silhuetas. - Desenhar o corpo do colega, que se deita encolhido no chão. Inverter papéis e comparar as silhuetas.
- Localizar, no primeiro desenho, todas as partes do corpo do colega.
- Desenhar, sobre uma folha de papel e de olhos fechados, a mão do seu par.
- Continuando a trabalhar aos pares, ambos os alunos põem a mão numa parte qualquer do corpo do colega e correm por todo o espaço dizendo o nome desta. Mudar a parte do corpo selecionada durante o exercício.
- Estando um atrás do outro, o de trás escreve com o dedo nas costas do companheiro o seu nome, uma mensagem etc., que o da frente deverá tentar adivinhar.
- Aos pares, correm pelo recinto de mão dada e, à ordem de "parar", param e tentam desenhar uma letra no ar com o braço.
- Repetem o exercício com a perna.
- Repetem o exercício utilizando todo o corpo.
- Colocar o lápis ou giz na orelha e tentar deslocar-se sem que caia. Variantes: a correr, de gatas, etc.
- Aos pares, sentados de frente um para o outro, realizam exercícios com os olhos, movimentos de cima para baixo, da esquerda para a direita, pestanejam, etc. Repetir o exercício com diferentes partes do corpo.


UNIDADE DIDÁTICA: EXPRESSÃO CORPORAL
CONTEÚDOS: CONSCIÊNCIA DO MOVIMENTO
OBJETIVOS:
- Consciência do movimento.
- ­ Conhecimento das dimensões corporais
- Conhecimento das partes do corpo e das respectivas funções.
RECURSOS:
A) Espaço: sala coberta, campo ou quadra.
B) Material: nenhum
DESCRIÇÃO DA ATIVIDADE:
- Aquecimento com jogos, com insistência nos diferentes segmentos corporais.
- Correndo pelo recinto, mexer os braços em todas as direções possíveis. Variantes: fazer o exercício só com as mãos, apenas com os dedos das mãos, com a cabeça, a boca, os olhos, os ombros, etc.
- Dispersos pelo espaço, cada um ocupa um sítio e, parados, começam a mexer todos os dedos da mão direita, depois os do pé esquerdo, os tornozelos, os joelhos, etc. O professor deve dar instruções à medida que se realiza o exercício.
- Deslocando-se por todo o espaço, fazer como se as pernas fossem molas que dão impulso ao corpo. Depois, todo o corpo é uma mola; depois só os braços fazem de molas.
- Imitar formas de diversas coisas utilizando todo o corpo: por exemplo, uma ponte, uma árvore, uma pedra, uma cadeira, etc.
- Um dos alunos faz de marionete e o outro irá mover-lo. Inverter os papéis.
- Os alunos colocam-se um frente a outro e, com os olhos fechados, um deles deverá identificar a parte do seu corpo que o companheiro tocará muito rapidamente. A resposta tem que ser imediata. Inverter os papéis.
- Um dos alunos imita silhuetas de diversas coisas com as mãos e braços e o outro tem que tentar adivinhar de que coisa se trata.
- Um dos meninos imita as ondas do mar e, o outro, uma rajada de vento. Andam por todo o recinto e, no final, todas as ondas se colocam de um lado e todas as rajadas de vento do outro.
- Em grupos de três, os alunos fazem movimentos corporais nos quais se ouçam as articulações; os outros alunos devem ouvi-las ou senti-las com as mãos, como, por exemplo, ao mexer os joelhos, os cotovelos, a coluna, etc.


UNIDADE DIDÁTICA: EXPRESSÃO CORPORAL
CONTEÚDOS: MELHORIA DA CONSCIÊNCIA CORPORAL
OBJETIVOS:

- Conseguir um melhor domínio.
- ­ Melhorar a coordenação motora.
- Melhorar os reflexos físicos.
- Melhorar a dissociação das partes do corpo.
RECURSOS:
A) Espaço: sala coberta, campo de jogos exterior ou pátio.
B) Material: nenhum
DESCRIÇÃO DA ATIVIDADE:
- Aquecimento através de jogos, prestando atenção aos diferentes segmentos corporais.
- Dispersos pelo recinto, tocar alternativamente a perna direita pela frente e por trás com uma das mãos; com a outra mão tocam na cabeça enquanto dão pequenos saltos sem sair do sítio. Mudar de perna e de mão.Variantes: tocar a perna direita pela frente e, por trás, a esquerda.
- Apoiados sobre a mão direita e o pé esquerdo, saltitar pelo espaço. Ter atenção para não chocarem uns com os outros.Mudar de mão e de perna.Variantes: realizar a mesma movimentação, mas ao saltar mudam a mão e a perna.
- Dispersos pela sala, tocar o abdômen com uma mão, com movimentos circulares; com a outra, batem levemente na cabeça. Mudar de mãos.
- Um faz de ponte e o outro passa por cima dele com um salto, passando depois por baixo. Mudar de posições.
- Em grupos de quatro alunos, três sentam-se de costas e com as pernas abertas e o quarto passa entre as pernas dos companheiros sem parar e sem as pisar. Mudar de papéis.
- Em grupos de quatro, três deitam-se de costas no chão e o quarto deve passar de olhos fechados por eles sem os pisar e sem cair. Os outros alunos dão indicações. Mudança de papéis.
- Formar dois círculos grandes, com os alunos sentados no chão, com as pernas cruzadas e as mãos por cima da perna do colega do lado a direita na perna do colega da direita e a esquerda no da esquerda. Amostra.Um dos alunos dá uma palmada na perna do colega, que por sua vez bate na perna do colega do lado, e assim sucessivamente. Para mudar a direção da corrente basta dar duas palmadas.


UNIDADE DIDÁTICA: EXPRESSÃO CORPORAL
CONTEÚDOS: PERCEPÇÃO SONORO-AUDITIVA
OBJETIVOS:

- Adquirir uma adequada capa-cidade de diferenciação auditiva.
- ­ Melhoria da percepção auditiva.
- Melhoria da capacidade de utilização dos recursos do corpo.
RECURSOS:
A) Espaço: sala coberta, campo de jogos exterior ou pátio.
B) Material: lenços.
DESCRIÇÃO DA ATIVIDADE:
- Aquecimento geral através de jogos.
- Com os alunos deitados de barriga para baixo e de olhos fechados, o professor fará ruídos com diversas partes do corpo, que deverão identificar. Repetir o exercício em grupos de quatro, cabendo a função de produzir os ruídos a um dos alunos. Mudar de papéis.
- Em grupos de quatro alunos, três sentam-se em círculo e o quarto está no centro com os olhos vendados, tendo que identificar o colega que fala ou assinalar de onde vêm os sons.
- Correndo pelo recinto, adivinhar os sons que o professor reproduz (de uma sirene, de um comboio, carro, etc.).
- Espalhados pelo espaço e estáticos, os meninos fazem sons com partes do corpo à escolha; um dos alunos, de olhos fechados ou tapados, deve correr entre os outros sem chocar com eles. Mudar de papéis. Variantes: correm dois alunos entre os outros.
- Os alunos percorrem todo o espaço a andar. Quando o professor der uma palmada, todos correm e gritam o mais alto possível, parando no sítio onde estiverem quando o professor se sentar.
- Ao pé coxinho com a perna direita, vão dizendo números; ao pé coxinho com a esquerda dizem letras. Variantes: cantam uma canção.
- É atribuído a cada aluno um determinado animal. Correndo pelo recinto, os alunos devem fazer o som do seu animal e encontrar o par que lhes corresponde.
- Os alunos correm pelo recinto fazendo um determinado barulho; à ordem de "parar" devem imobilizar-se no sítio onde estiverem. Variante: à ordem de "parar", sentam-se; desta vez é o professor que faz o ruído e, quando se cala, todos ficam quietos.- O professor conta uma história e, cada vez que os alunos ouçam duro, mole, forte, fraco, devem fazer uma representação da coisa a que se alude. Por exemplo: a pedra que me acertou na cabeça era muito dura (os alunos imitam a forma de uma pedra).

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