AULA 8
Bolas
Objetivos: noções de tamanho, forma, cor, peso, espessura, agilidade, destreza, coordenação visuomanual.
Material: bolas de borracha tamanho 2, 3 e 6; bolas de meia; bolas de ténis. As bolas devem ser de diversas cores.
- O professor colocará todas as bolas no centro da quadra e, ao seu sinal, as crianças deverão chutá-las;
- O professor pedirá às crianças que peguem as bolas, de acordo com as cores, os tamanhos ou os pesos;
- Ao sinal do professor, as crianças (cada uma com uma bola) irão verificar:
• quem consegue jogar a bola mais longe;
• quem consegue jogar a bola mais alto;
• quem consegue chutar a bola mais longe;
• quem consegue jogar a bola mais forte no chão;
- Atividades coordenadas:
• correr e chutar a bola;
• lançar a bola e correr à frente dela, fazendo uma ponte para ela passar por baixo;
• lançar a bola e correr ao lado dela.
AULA 9
Jornal
Objetivos: coordenação dinâmica, coordenação visuomanual, agilidade, noção de tamanho, forma.
Folhas de jornal espalhadas pela quadra. Ao sinal do professor, as crianças devem andar sem pisar nas folhas, procurando desviar delas, sem se chocar com os companheiros;
- Idem, saltando as folhas;
- Idem, saltando sobre as folhas;
Ao sinal do professor, as crianças (cada uma com uma folha de jornal) irão verificar:
• quem consegue andar com a folha sobre a cabeça;
• quem consegue colocar a folha no chão e enrolá-la, procurando fazer um bastão. Colocar o bastão entre as pernas (cavalinho) e correr;
• quem consegue jogar o bastão mais alto;
• quem consegue amassar a folha de jornal, procurando fazer uma bola, e jogá-la mais alto;
• quem consegue jogar a bola mais longe;
• quem consegue chutar a bola mais forte.
AULA 10
Recreação
Objetivo: realização de atividades ludomotoras.
Observação: usar essa aula para ajuste, complemento ou utilização de algum material novo ou alternativo.
AULA 11
Cordas de sisal
Objetivos: agilidade, coordenação dinâmica, equilíbrio
estático e dinâmico e orientação espacial.
Material: corda de sisal (sem empunhadura de madeira). Cada criança deverá executar os seguintes movimentos çòm uma corda:
• balança Ia, movimentando-a como uma cobra;
• andar com ela presa no cós do calção (rabinho);
• andar sobre ela, de frente, de lado, para trás; neste caso, a corda deve estar estendida no chão;
• idem, saltando sobre ela;
• formar figuras geométricas com ela; andar sobre ela;
• idem saltando;
• andar sobre elas; neste caso, todas as cordas devem estar estendidas e espalhadas pela quadra;
• idem, saltando.
O professor deve deixar as crianças brincarem livremente com as cordas.
AULA 12
Figuras geométricas
Objetivos: agilidade, destreza, noções de tamanho, forma, cor, orientação espacial, esquema corporal.
Material: figuras de madeira (encaixe), p.v.c., etc.
O professor deve perguntar às crianças o nome da figura (forma), o tipo de material e fazê-las comparar o tamanho e localizar (e/ou apontar) as formas em instalações e espaços da quadra ou da escola, que são parecidas corri as figuras;
- Com as figuras colocadas na vertical (em pé), distanciadas um metro uma da outra, aproximadamente, as crianças devem andar para frente, contornando-as em zigue-zague;
- Idem, para trás;
- Idem, correndo de frente;
Com as figuras colocadas deitadas no chão e espalhadas pela quadra, as crianças devem andar livremente. Ao sinal do professor, elas devem se sentar perto da figura por ele indicada:
- Idem, em pé, deitadas, ajoelhadas;
- Idem, em relação às cores:
O professor deve promover exercícios utilizando os seguintes tipos de perguntas:
• Quem consegue andar ou correr e saltar dentro das figuras?
• Quem consegue andar de gatas (gatinho), passando por dentro das figuras? Neste caso, as figuras devem estar colocadas na vertical (em pé), distanciadas um metro uma da outra, aproximadamente.
• Quem conhece um jeito diferente de passar pelas figuras?
O professor deve formar um jogo de amarelinha para as crianças andarem ou saltarem.
AULA 13
Varal
Objetivos: agilidade, destreza, esquema corporal, orientação espacial, noção de dentro/fora. Material: corda elástica, arcos (bambolês) e bolas.
Deve-se prender ou amarrar os arcos na corda elástica, imitando um varal, e amarrar as extremidades em algum lugar (trave, árvore, poste de voleibol), de forma que os arcos fiquem em pé no chão. O professor deve promover exercícios utilizando o seguinte tipo de pergunta: Quem consegue...
• ... andar passando por dentro dos arcos?
• ... andar em zigue-zague?
• ... elevar os arcos a 30 cm do chão, aproximadamente?
• ... jogar a bola e fazê-la passar por dentro do arco? Neste caso, o professor deve elevar o varal a 150 cm ou dois metros aproximadamente e cada criança deve ter uma bola.
AULA 14
Saquinhos
Objetivos: agilidade, equilíbrio dinâmico, noções de peso, forma, tamanho, altura, distância, coordenação visuomanual, esquema corporal.
Material: saquinhos de areia, feijão, milho, arroz, etc.
O professor deve promover atividades - cada criança de posse de um saquinho - utilizando o seguinte tipo de pergunta: Quem consegue...
• ... andar equilibrando o saquinho sobre diversas partes do corpo: cabeça, mãos, pés, ombros?
• ... correr equilibrando o saquinho sobre diversas partes do corpo: cabeça, mãos, pés, ombros?
• ... jogar o saquinho mais longe?
• ... jogar o saquinho mais alto?
• ... jogar o saquinho mais alto e mais longe? Neste caso, o saquinho deve estar colocado sobre o pé.
• ... andar sem derrubar o saquinho? Neste caso, o saquinho deve estar preso entre os joelhos e/ou ' tornozelos.O professor deve deixar as crianças criarem atividades com os saquinhos
Bolas
Objetivos: noções de tamanho, forma, cor, peso, espessura, agilidade, destreza, coordenação visuomanual.
Material: bolas de borracha tamanho 2, 3 e 6; bolas de meia; bolas de ténis. As bolas devem ser de diversas cores.
- O professor colocará todas as bolas no centro da quadra e, ao seu sinal, as crianças deverão chutá-las;
- O professor pedirá às crianças que peguem as bolas, de acordo com as cores, os tamanhos ou os pesos;
- Ao sinal do professor, as crianças (cada uma com uma bola) irão verificar:
• quem consegue jogar a bola mais longe;
• quem consegue jogar a bola mais alto;
• quem consegue chutar a bola mais longe;
• quem consegue jogar a bola mais forte no chão;
- Atividades coordenadas:
• correr e chutar a bola;
• lançar a bola e correr à frente dela, fazendo uma ponte para ela passar por baixo;
• lançar a bola e correr ao lado dela.
AULA 9
Jornal
Objetivos: coordenação dinâmica, coordenação visuomanual, agilidade, noção de tamanho, forma.
Folhas de jornal espalhadas pela quadra. Ao sinal do professor, as crianças devem andar sem pisar nas folhas, procurando desviar delas, sem se chocar com os companheiros;
- Idem, saltando as folhas;
- Idem, saltando sobre as folhas;
Ao sinal do professor, as crianças (cada uma com uma folha de jornal) irão verificar:
• quem consegue andar com a folha sobre a cabeça;
• quem consegue colocar a folha no chão e enrolá-la, procurando fazer um bastão. Colocar o bastão entre as pernas (cavalinho) e correr;
• quem consegue jogar o bastão mais alto;
• quem consegue amassar a folha de jornal, procurando fazer uma bola, e jogá-la mais alto;
• quem consegue jogar a bola mais longe;
• quem consegue chutar a bola mais forte.
AULA 10
Recreação
Objetivo: realização de atividades ludomotoras.
Observação: usar essa aula para ajuste, complemento ou utilização de algum material novo ou alternativo.
AULA 11
Cordas de sisal
Objetivos: agilidade, coordenação dinâmica, equilíbrio
estático e dinâmico e orientação espacial.
Material: corda de sisal (sem empunhadura de madeira). Cada criança deverá executar os seguintes movimentos çòm uma corda:
• balança Ia, movimentando-a como uma cobra;
• andar com ela presa no cós do calção (rabinho);
• andar sobre ela, de frente, de lado, para trás; neste caso, a corda deve estar estendida no chão;
• idem, saltando sobre ela;
• formar figuras geométricas com ela; andar sobre ela;
• idem saltando;
• andar sobre elas; neste caso, todas as cordas devem estar estendidas e espalhadas pela quadra;
• idem, saltando.
O professor deve deixar as crianças brincarem livremente com as cordas.
AULA 12
Figuras geométricas
Objetivos: agilidade, destreza, noções de tamanho, forma, cor, orientação espacial, esquema corporal.
Material: figuras de madeira (encaixe), p.v.c., etc.
O professor deve perguntar às crianças o nome da figura (forma), o tipo de material e fazê-las comparar o tamanho e localizar (e/ou apontar) as formas em instalações e espaços da quadra ou da escola, que são parecidas corri as figuras;
- Com as figuras colocadas na vertical (em pé), distanciadas um metro uma da outra, aproximadamente, as crianças devem andar para frente, contornando-as em zigue-zague;
- Idem, para trás;
- Idem, correndo de frente;
Com as figuras colocadas deitadas no chão e espalhadas pela quadra, as crianças devem andar livremente. Ao sinal do professor, elas devem se sentar perto da figura por ele indicada:
- Idem, em pé, deitadas, ajoelhadas;
- Idem, em relação às cores:
O professor deve promover exercícios utilizando os seguintes tipos de perguntas:
• Quem consegue andar ou correr e saltar dentro das figuras?
• Quem consegue andar de gatas (gatinho), passando por dentro das figuras? Neste caso, as figuras devem estar colocadas na vertical (em pé), distanciadas um metro uma da outra, aproximadamente.
• Quem conhece um jeito diferente de passar pelas figuras?
O professor deve formar um jogo de amarelinha para as crianças andarem ou saltarem.
AULA 13
Varal
Objetivos: agilidade, destreza, esquema corporal, orientação espacial, noção de dentro/fora. Material: corda elástica, arcos (bambolês) e bolas.
Deve-se prender ou amarrar os arcos na corda elástica, imitando um varal, e amarrar as extremidades em algum lugar (trave, árvore, poste de voleibol), de forma que os arcos fiquem em pé no chão. O professor deve promover exercícios utilizando o seguinte tipo de pergunta: Quem consegue...
• ... andar passando por dentro dos arcos?
• ... andar em zigue-zague?
• ... elevar os arcos a 30 cm do chão, aproximadamente?
• ... jogar a bola e fazê-la passar por dentro do arco? Neste caso, o professor deve elevar o varal a 150 cm ou dois metros aproximadamente e cada criança deve ter uma bola.
AULA 14
Saquinhos
Objetivos: agilidade, equilíbrio dinâmico, noções de peso, forma, tamanho, altura, distância, coordenação visuomanual, esquema corporal.
Material: saquinhos de areia, feijão, milho, arroz, etc.
O professor deve promover atividades - cada criança de posse de um saquinho - utilizando o seguinte tipo de pergunta: Quem consegue...
• ... andar equilibrando o saquinho sobre diversas partes do corpo: cabeça, mãos, pés, ombros?
• ... correr equilibrando o saquinho sobre diversas partes do corpo: cabeça, mãos, pés, ombros?
• ... jogar o saquinho mais longe?
• ... jogar o saquinho mais alto?
• ... jogar o saquinho mais alto e mais longe? Neste caso, o saquinho deve estar colocado sobre o pé.
• ... andar sem derrubar o saquinho? Neste caso, o saquinho deve estar preso entre os joelhos e/ou ' tornozelos.O professor deve deixar as crianças criarem atividades com os saquinhos
Janio: recoge un premio que te dejé en mi blog saludos
ResponderExcluir