quinta-feira, 20 de agosto de 2009



AULA 8
Bolas
Objetivos: noções de tamanho, forma, cor, peso, espes­sura, agilidade, destreza, coordenação visuomanual.
Material: bolas de borracha tamanho 2, 3 e 6; bolas de meia; bolas de ténis. As bolas devem ser de diversas cores.
- O professor colocará todas as bolas no centro da qua­dra e, ao seu sinal, as crianças deverão chutá-las;
- O professor pedirá às crianças que peguem as bolas, de acordo com as cores, os tamanhos ou os pesos;
- Ao sinal do professor, as crianças (cada uma com uma bola) irão verificar:
• quem consegue jogar a bola mais longe;
• quem consegue jogar a bola mais alto;
• quem consegue chutar a bola mais longe;
• quem consegue jogar a bola mais forte no chão;
- Atividades coordenadas:
• correr e chutar a bola;
• lançar a bola e correr à frente dela, fazendo uma ponte para ela passar por baixo;
• lançar a bola e correr ao lado dela.

AULA 9
Jornal
Objetivos: coordenação dinâmica, coordenação visuo­manual, agilidade, noção de tamanho, forma.
Folhas de jornal espalhadas pela quadra. Ao sinal do professor, as crianças devem andar sem pisar nas fo­lhas, procurando desviar delas, sem se chocar com os companheiros;
- Idem, saltando as folhas;
- Idem, saltando sobre as folhas;
Ao sinal do professor, as crianças (cada uma com uma folha de jornal) irão verificar:
• quem consegue andar com a folha sobre a cabeça;
• quem consegue colocar a folha no chão e enrolá-la, procurando fazer um bastão. Colocar o bastão en­tre as pernas (cavalinho) e correr;
• quem consegue jogar o bastão mais alto;
• quem consegue amassar a folha de jornal, procu­rando fazer uma bola, e jogá-la mais alto;
• quem consegue jogar a bola mais longe;
• quem consegue chutar a bola mais forte.

AULA 10
Recreação
Objetivo: realização de atividades ludomotoras.
Observação: usar essa aula para ajuste, complemento ou utilização de algum material novo ou alternativo.

AULA 11
Cordas de sisal
Objetivos: agilidade, coordenação dinâmica, equilíbrio
estático e dinâmico e orientação espacial.
Material: corda de sisal (sem empunhadura de madeira). Cada criança deverá executar os seguintes movi­mentos çòm uma corda:
• balança Ia, movimentando-a como uma cobra;
• andar com ela presa no cós do calção (rabinho);
• andar sobre ela, de frente, de lado, para trás; nes­te caso, a corda deve estar estendida no chão;
• idem, saltando sobre ela;
• formar figuras geométricas com ela; andar sobre ela;
• idem saltando;
• andar sobre elas; neste caso, todas as cordas de­vem estar estendidas e espalhadas pela quadra;
• idem, saltando.
O professor deve deixar as crianças brincarem livre­mente com as cordas.


AULA 12
Figuras geométricas
Objetivos: agilidade, destreza, noções de tamanho, for­ma, cor, orientação espacial, esquema corporal.
Material: figuras de madeira (encaixe), p.v.c., etc.
O professor deve perguntar às crianças o nome da fi­gura (forma), o tipo de material e fazê-las comparar o tamanho e localizar (e/ou apontar) as formas em ins­talações e espaços da quadra ou da escola, que são parecidas corri as figuras;
- Com as figuras colocadas na vertical (em pé), distan­ciadas um metro uma da outra, aproximadamente, as crianças devem andar para frente, contornando-as em zigue-zague;
- Idem, para trás;
- Idem, correndo de frente;
Com as figuras colocadas deitadas no chão e espa­lhadas pela quadra, as crianças devem andar livre­mente. Ao sinal do professor, elas devem se sentar perto da figura por ele indicada:
- Idem, em pé, deitadas, ajoelhadas;
- Idem, em relação às cores:
O professor deve promover exercícios utilizando os seguintes tipos de perguntas:
• Quem consegue andar ou correr e saltar dentro das figuras?
• Quem consegue andar de gatas (gatinho), passan­do por dentro das figuras? Neste caso, as figuras de­vem estar colocadas na vertical (em pé), distancia­das um metro uma da outra, aproximadamente.
• Quem conhece um jeito diferente de passar pelas figuras?
O professor deve formar um jogo de amarelinha para as crianças andarem ou saltarem.

AULA 13
Varal
Objetivos: agilidade, destreza, esquema corporal, orien­tação espacial, noção de dentro/fora. Material: corda elástica, arcos (bambolês) e bolas.
Deve-se prender ou amarrar os arcos na corda elásti­ca, imitando um varal, e amarrar as extremidades em algum lugar (trave, árvore, poste de voleibol), de for­ma que os arcos fiquem em pé no chão. O professor deve promover exercícios utilizando o seguinte tipo de pergunta: Quem consegue...
• ... andar passando por dentro dos arcos?
• ... andar em zigue-zague?
• ... elevar os arcos a 30 cm do chão, aproximada­mente?
• ... jogar a bola e fazê-la passar por dentro do arco? Neste caso, o professor deve elevar o varal a 150 cm ou dois metros aproximadamente e cada criança deve ter uma bola.

AULA 14
Saquinhos
Objetivos: agilidade, equilíbrio dinâmico, noções de peso, forma, tamanho, altura, distância, coordenação visuomanual, esquema corporal.
Material: saquinhos de areia, feijão, milho, arroz, etc.
O professor deve promover atividades - cada criança de posse de um saquinho - utilizando o seguinte tipo de pergunta: Quem consegue...
• ... andar equilibrando o saquinho sobre diversas partes do corpo: cabeça, mãos, pés, ombros?
• ... correr equilibrando o saquinho sobre diversas partes do corpo: cabeça, mãos, pés, ombros?
• ... jogar o saquinho mais longe?
• ... jogar o saquinho mais alto?
• ... jogar o saquinho mais alto e mais longe? Neste caso, o saquinho deve estar colocado sobre o pé.
• ... andar sem derrubar o saquinho? Neste caso, o saquinho deve estar preso entre os joelhos e/ou ' tornozelos.O professor deve deixar as crianças criarem ativida­des com os saquinhos

Um comentário: