AULA 15
Recreação
Objetivo: realização de atividades ludomotoras.
Observação: usar essa aula para ajuste, complemento ^ ou utilização de algum material novo ou alternativo.
AULA 16
Colchonetes
Objetivos: agilidade, destreza, orientação espacial, esquema corporal, saltar, correr, andar. Material: colchonetes de espuma.
- Os colchonetes devem estar espalhados pela quadra. Ao sinal do professor, as crianças devem andar, correr, contornando os colchonetes sem tocá-los e sem dar trombada com os companheiros;
- Cada criança deverá fazer os seguintes movimentos com um colchonete:
• saltá-lo;
• Jogá-lo bem alto;
• andar equilibrando-o na cabeça;
• dobrá-lo, colocá-lo entre as pernas e correr como se estivesse montando um cavalo;
• deitar sobre ele, segurar em uma de suas extremi-dades e rolar (rocambole).
O professor deve deixar as crianças brincarem livre-mente com os colchonetes.
AULA 17
Bolas grandes
Objetivos: noções de tamanho, cor, peso, textura, forma, esquema corporal, orientação espacial.
Material: bolas de borracha, de plástico, de voleibol.
- O professor colocará todas as bolas no centro da quadra e, ao seu sinal, as crianças as chutarão, para espalhá-las;
- O professor pedirá às crianças que peguem as bolas e lancem em um alvo, como cesta pequena de bas-quete, balde, pneu, etc.;
- Ao sinal do professor, as crianças (cada uma de pôs-se de uma bola) deverão lançar a bola para a frente para o alto, com uma ou com as duas mãos;
- Idem, chutando;
- Idem, quicando a bola no chão;
- Atividades coordenadas: correr e chutar a bola: Lançar a bola e correr à frente dela, fazendo-a passar por baixo das pernas;
Lançar a bola e correr ao lado dela.
O professor deve deixar as crianças brincarem livremente com as bolas.
AULA 18
ESCADA
OBJETIVO: agilidade, coordenação dinâmica, equilíbrio di-ohentação espacial, esquema corporal, andar, sal-noção de dentro/fora, começo/fim, em cima/embaixo.
MATERIAL: escada de madeira de abrir (tipo a de pintor).
• escada deve estar aberta no chão. O professor pergunta as crianças o nome do material da escada, que será utilizado na aula, o nome das madeiras que ficam presas se material, o nome do espaço entre essas madeiras. As cnanças devem executares seguintes movimentos:
• andar de gatas sobre a escada;
• em pé, andar, pisando somente nos vãos da escada;
• idem, para trás;
• idem, saltando;
• em pé, andar, pisando somente nos degraus;
• engatinhar, passando pelos vãos dos degraus. Neste caso, a escada deve estar virada sobre um de seus lados.
AULA 19
Corda
Objetivos: equilíbrio dinâmico, agilidade, destreza, orien-£ :ação espacial, esquema corporal, andar, correr, saltar, noção de em cima/embaixo, início/fim.
Material: corda elástica.
O professor deve promover atividades com a corda estendida no chão
- utilizando o seguinte tipo de pergunta: Quem consegue...
• ... andar de frente sobre a corda?
• ... andar de lado, para trás, em quadrupedia?
• ... saltar a corda de um lado para o outro?
• ... passar por cima da corda? Neste caso, a corda deve estar elevada a 30 cm do solo, aproximadamente.
• ... passar por baixo em quadrupedia, rolando, rastejando?
• ... saltar o "rio", a "cobra"? Neste caso, o professor deverá balançar a corda, para fazer figuras no chão.
AULA 20
Recreação
Objetivo: realização de atividades ludomotoras.
Observação: usar essa aula para ajuste, complemento ou utilização de algum material novo ou alternativo.
AULA 21
Bexigas
Objetivos: esquema corporal, orientação espacial, coordenação visuomanual, noção de cor, forma, tamanho, peso.
Material: bexigas (balões).
- Cada criança deverá executar os seguintes movimentos com uma bexiga:
• tocar com ela as diversas partes do corpo: cabeça, mãos, pés. ombros, cotovelo, barriga;
• empurrá-la com as diversas partes do corpo: cabeça, mãos, pés. etc...
• assoprá-la;
• andar com ela presa entre os pés, os joelhos, etc.
• colocá-la entre duas pessoas (na barriga, nas costas) e andar, saltar.
AULA 22
Recreação
Objetivo: realização de atividades ludomotoras.
Observação: usar essa aula para ajuste, complemento ou utilização de algum material novo ou alternativo.
AULA 23
Steps
Objetivos: equilíbrio dinâmico, esquema corporal, orientação espacial, agilidade, noção de em cima/embaixo, montar/desmontar, forma, tamanho, cor, peso, andar, correr, saltar.
Material: steps colocados no chão formando uma passarela (rua).
- Ò professor deve promover atividades utilizando o seguinte tipo de pergunta: Quem consegue...
• ... andar de frente sobre a rua?
• ... andar para trás, correndo, saltando?
• ... andar de frente sobre a rua? Neste caso, os steps devem estar colocados no chão, formando uma passarela (rua) com curvas ora para a direita, ora para a esquerda.
• ... andar para trás, correndo, saltando?
• ... andar, passando a perna por cima dos steps? Neste caso, os steps devem estar no chão, no sentido transversal, encostado um no outro (um deitado, outro em pé e assim por diante) como barreiras de atletismo.
• ... andar saltando os steps?
• ... andar, passando a perna por cima do step, pisando somente nos vãos? Neste caso, os steps devem estar deitados no chão, no sentido transversal, separados a 50 cm um do outro, aproximadamente.
• ... andar, pisando somente sobre os steps? Em caso de dificuldade e/ou crianças menores, o professor deve diminuir as distâncias entre os steps.
O professor deve deixar as crianças brincarem livremente com o material.
sexta-feira, 25 de setembro de 2009
Assinar:
Postar comentários (Atom)
adorei as dicas!!!
ResponderExcluir