segunda-feira, 28 de setembro de 2009

EDUCAÇÃO FÍSICA NO ENEM 2009

A Educação Física faz parte da Matriz de Referência de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, e consta da nova prova do ENEM de 2009, conforme segue abaixo:
Competência de área 3: Compreender e usar a linguagem corporal como relevante para a própria vida, integradora social e formadora da identidade.
H9 - Reconhecer as manifestações corporais de movimento como originárias de necessidades cotidianas de um grupo social.
H10 - Reconhecer a necessidade de transformação de hábitos corporais em função das necessidades cinestésicas.
H11 - Reconhecer a linguagem corporal como meio de interação social, considerando os limites de desempenho e as alternativas de adaptação para diferentes indivíduos.

Objetos de conhecimento associados às Matrizes de Referência
Estudo das práticas corporais: a linguagem corporal como integradora social e formadora de identidade - performance corporal e identidades juvenis; possibilidades de vivência crítica e emancipada do lazer; mitos e verdades sobre os corpos masculino e feminino na sociedade atual; exercício físico e saúde; o corpo e a expressão artística e cultural; o corpo no mundo dos símbolos e como produção da cultura; práticas corporais e autonomia; condicionamentos e esforços físicos; o esporte;. a dança; as lutas; os jogos; as brincadeiras.

Um comentário:

  1. oiee adorei o seu blog. Sou professora de educação fisica tb....tenho um blog depois se der de uma passadinha la...ja estou seguindo o seu...ta show....
    www.professoraheloisaedfisica.blogspot.com
    abraços

    ResponderExcluir